Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Salmos 3:4

Horário de Cultos

Domingos: 09h - Adoração, Devoção e EBD | 19h - Louvor e Pregação

Terça-feiras: 08h - MINCLA (Intercessão) | 19h30 - MCA (Mulheres)

Quarta-feiras: 20h - Oração e Devoção

Sabádo: 15h - MILAAVI - Ministério de Louvor

História

Histórico da Primeira Igreja Batista em Penápolis

 

 

 

 

Primeira Igreja Batista em Penápolis; Vem conosco e te faremos bem! (Números 10.29)
No dia primeiro de março de 1925, organizava-se a Igreja Batista em Penápolis, hoje Primeira Igreja Batista, que contou em seu rol de membros com trinta e seis irmãos vindos da Igreja Batista da Água Limpa, atualmente Alto Alegre, e oito, vindos da Igreja Batista de Potirendaba, num total de quarenta e quatro irmãos dispostos a trabalhar por Cristo e a fazer crescer a Igreja.

No decorrer desses anos todos, muitos irmãos tiveram o privilégio de pertencer a esta Igreja. Hoje não temos mais a presença de membros organizadores, mas contamos com 188 membros integrados em nossa igreja.
A Primeira Igreja Batista tem como MISSÃO: Evangelizar os pecadores, capacitando-os, após a conversão, como santos de Deus, para a exaltação de Cristo; como VISÃO: Ser Igreja, Corpo Vivo de Cristo, submissos a ele, para obter autoridade espiritual e relevância sociocultural, exercendo, por isso, influência ético-cristã na sociedade; como PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS: 1. As Escrituras Sagradas como única regra de fé, prática e conduta; 2. A igreja como uma comunidade local democrática e autônoma, formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas; 3. Separação entre Igreja e Estado; 4. Absoluta liberdade de consciência e livre exame das Escrituras; 5.
 

Responsabilidade individual diante de Deus; 6. Autenticidade e apostolicidade das igrejas e, como OBJETIVOS: 1. Instrução bíblica promotora de maturidade cristã e de autoridade testemunhal; 2. Consciência ético-cristã para o exercício do sacerdócio universal e do ministério eclesiástico; 3. Evangelismo responsável e baseado no testemunho pessoal; 4. Adoração cristocêntrica, que propicie verdadeiro louvor e culto vivo; 5. Comunhão dinâmica vivenciada em amor, em sinceridade e em alegria produtiva; 6. Fidelidade voluntária e incondicional na consagração de vidas e no sustento financeiro da obra; 7. Crescimento integrado a partir do equilíbrio entre quantidade e qualidade; 8. Identidade doutrinária e denominacional definidas a partir da Bíblia Sagrada e não pelo conservadorismo histórico ou pelo tradicionalismo; 9. Constante autocrítica e permanente avaliação do contexto histórico, da expressão cúltica e da estrutura organizacional.
 

Nossos Princípios Doutrinários são os seguintes: 1. As Escrituras Sagradas como única regra de fé, prática e conduta; 2. A igreja como uma comunidade local democrática e autônoma, formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas; 3. Separação entre Igreja e Estado; 4. Absoluta liberdade de consciência e livre exame das Escrituras; 5. Responsabilidade individual diante de Deus; 6. Autenticidade e apostolicidade das igrejas.

Somos uma igreja compromissada e comprometida com a Palavra de Deus, priorizando-a sempre, a fim de que muitas pessoas tenham um encontro pessoal com o Senhor Jesus, aceitando a salvação eterna, tendo suas vidas transformadas para que, pelo testemunho, influenciem positivamente outras pessoas e a sociedade.

A Primeira Igreja Batista em Penápolis organizou duas outras igrejas, sendo a Igreja Batista em Promissão, em 1926, e a Igreja Batista Memorial em Penápolis, em 2002; colaborou financeiramente com a Igreja Batista em Braúna; manteve uma frente missionária na vizinha cidade de Avanhandava; participou financeiramente com projetos missionários nas cidades de Canindé e Tauá, no Ceará, Alvorada do Gurguéia, no Piauí, e para a evangelização de povos árabes em São Paulo. Concomitantemente a Igreja continuou investindo todos os anos em campanhas de Missões Regionais, Estaduais, Nacionais e Mundiais, que visam levantar fundos para sustentar os projetos missionários dos batistas em todo o mundo. Atualmente a Igreja investe na plantação da Igreja Batista Betel, em Glicério.

A igreja também investe na formação ministerial de novos pastores, dos quais destacamos os pastores Wilson Rodrigues Garcia, que hoje é Metodista, Ronald Ruter, Tito Bozzolo Júnior, Daniel Seliprandy Fernandes, Mário Luiz Silva e Samarone Brito de Carvalho, e das irmãs Marta Mirtes Guerreiro Tonelo, Sônia Marisa Guerreiro Tonelo, Thomaz de Oliveira Silva e Ellen Carlos de Souza, estes últimos na área da Música Sacra, que atuam na denominação Batista como missionários, pastores, musicista, professores em seminários teológicos e na Igreja local, como é o caso da irmã Ellen. Atualmente, a igreja investe na vida dos seminaristas Gláucio Roberto Ribeiro, casado com a irmã Aretuza Fernandes de Castro Ribeiro, que atua na Igreja Batista Betel em Glicério, e Alan de Oliveira Silva, casado com a irmã Fernanda Freiria, que atua na Igreja local, que concluíam o curos de Teologia no CEBESP – Centro Batista de Estudo, Serviço e Pesquisa, em Araçatuba/SP, e que fazem a convalidação na UNIFIL, em Londrina.

Pela graça de Deus concluímos a construão e reforma e consagramos o Novo templo em março de 2011, durante as celebrtações de 86 anos da Igreja, oferecendo mais conforto e melhor acomodação às pessoas que participam dos cultos e eventos da igreja. vale ressaltar que toda a construção foi custeada com recursos próprios, provenientes de ofertas, campanhas e contribuições dos membros e de generosos cidadãos penapolitanos.

Vinte e três pastores, cujas fotos compõem a galeria de pastores, em exposição no último andar do edifício de Educação Religiosa, anexo ao templo, já trabalharam com a igreja.

Há dezesseis anos, exerce o ministério pastoral entre nós o Pastor Fernando Fernandes, um servo de Deus muito preparado, batalhador incansável, entusiasta, comprometido com o crescimento espiritual da Igreja, com o ensino da Palavra de Deus, ora pregando, ora ensinando, orientando, vivendo.

Como foi dito no início, "Vem conosco e te faremos bem” é o nosso slogan, que tem marcado a responsabilidade de cada membro, não podendo, portanto, nenhum de seus membros esquecer de rogar a Deus que nos acrescente a fé, e que nos ajude a prosseguir para o alvo de sermos luz e sal para ganharmos Penápolis para Cristo, assumindo o compromisso de sermos uma Igreja nos moldes traçados por Jesus Cristo, sempre buscando a santificação.

Inêz Pereira Batista Pessôa
1ª Secretária da Igreja