Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Salmos 3:4

COMUNICADO OFICIAL SOBRE O CORONAVÍRUS

A Convenção Batista Brasileira publicou um alertar, diante do cenário nacional e dos casos registrados de Coronavírus (Covid-19), recomendando que todos atentem para as recomendações prestadas ao público brasileiro pelo Ministério da Saúde e pelas autoridades da área de Saúde dos estados e municípios. 

Em principio, as atividades programadas pela Convenção e pelas igrejas deveriam permanecer inalteradas, porém, diante de Decretos Estaduais e Municipais indicando o cancelamento ou a suspensão de atividades congregacionais e de aglomeração de pessoas, a orientação é para que as igrejas atendam, obedeçam e cumpram tais determinações, até que as autoridades apresentem novas orientações. 

Recomenda ainda a CBB aos pastores, líderes e igrejas a adotarem as precauções devidas, segundo orientação dos órgãos competentes, com objetivo de evitar o contágio.

Assim sendo, as igrejas e as organizações devem respeitar nos encontros públicos os cuidados essenciais amplamente divulgados pelos órgãos públicos de saúde, tais como:

1. Evitar beijos, aperto de mãos e abraços;

2. Cobrir com o antebraço ou lenço de papel boca e nariz ao tossir ou espirrar;

3. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

4. Evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca;

5. Lavar as mãos pelo tempo de 20 segundos com água e sabão;

6. Disponibilizar antisséptico à base de álcool para higienização das mãos;

7. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como lenços, pratos, copos, talheres etc.;

8. Em caso de pessoa com febre, gripe ou resfriado, ela deve permanecer em casa, observando o quadro clínico para, em caso de evolução da doença, procurar uma Unidade Básica de Saúde ou um centro especializado.

9. Crianças e pessoas com 60 anos ou mais devem permanecer em casa, em Isolamento Social, em especial se fizer parte do Grupo de Risco (Hipertensão, Diabetes, doenças cardíacas, asmáticos ou com doenças respiratórias e pessoas imunodeprimidas).

Além disso, pede-se que todos tenham cautela na divulgação de informações, principalmente pelas redes sociais, pois nem todas são verdadeiras e podem traduzir a realidade e a fidelidade dos fatos.

A Convenção Batista Brasileira e as igrejas filiadas estarão atentas a todos os acontecimentos e devem comunicar aos membros das igrejas e sua liderança toda e qualquer medida definida pelas autoridades oficiais dos municípios, estados e da Federação.