Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Salmos 3:4

Por que não fazemos o Encontro com Deus

Por que não fazemos o Encontro com Deus?

Gênesis 32-22-32

Pr. Fernando Fernandes
PIB em Penápolis, 09/07/207

 

1.Justificativa para este estudo.

a) Assédio de pessoas ligadas aos movimentos MDA, G12, M12 e outros do tipo aos irmãos membros de Igrejas “tradicionais”.

b) Falta de ética dos “encontristas”.

c) Falta de base bíblica para tais encontros.

 

2. Apresentação de material resultado de pesquisa e estudos sobre MDA e sobre o Encontro.

a) 11 DVDs.

b) 2 Apostilas, sendo uma delas do fundador do MDA.

c) 13 Livros vendidos pelo movimento MDA.

d) 1 Livro do Pr. Abe Hub, fundador do movimento MDA, autografado por ele.

e) 1 Bíblia de Estudo para Pequenos Grupos, adquirida na 1ª Conferência MDA Oeste Paulista, realizada em setembro de 2012, em Marília, da qual eu participei.

 

3. O que é o Encontro?

O Encontro com Deus é um retiro espiritual de três dias precedido pelo pré-encontro, um período preparatório de estudos bíblicos ministrados na igreja local, e sucedido pelo pós-encontro, que é também um período de estudos bíblicos que têm como objetivo reforçar o maniqueísmo peculiar ao movimento.

Vale ressaltar que maniqueísmo é o dualismo religioso sincretista que surgiu na Pérsia e difundido no Império Romano, cuja doutrina consiste basicamente em afirmar a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz, o Bem, e o das sombras, o Mal, entre Deus e o Diabo, na perspectiva cristã.

O encontro são três dias reservados para se estar a sós com Deus “debaixo de uma organização que objetiva absorção máxima” dos ensinamentos e das doutrinas do MDA.

Trata-se “de um encontro espiritual 100% baseado nos princípios bíblicos”, cujos efeitos podem ser verificados “na vida de cada encontrista”.

 

4. Regras do Encontro:

a) Estes dias estão reservados para crescimento espiritual. Deus vai fazer maravilhas na vida de cada um neste Encontro com ele.

b) Durante a ministrações não se pode conversar, nem fazer perguntas aos companheiros, a atenção deve estar direcionada ao que se ouve.

c) É proibido ir ao banheiro, beber água, etc. (durante as ministrações). Não pode haver distrações (satanás vai querer, de diversas maneiras, criar distração).

d) Guardar a pontualidade – não esperar um pelo outro. O horário aqui é cumprido rigorosamente. Tudo deve ser organizado, as pessoas que estarão ministrando são disciplinadas.

e) Nada de cochilo. Vamos nos despertar. Caso alguém comece a cochilar, deve levantar-se para que não haja distração.

f) Durante o Encontro, evite comer fora de hora ou intervalos.

g) Deve-se observar o tipo de roupa adequada para cada situação, pois para tudo há uma ordem e isto gera respeito.

h) Se alguém trouxe revista pornográfica, cigarro, maconha, crak, cocaína, calendário de bolso imoralidade, etc., favor entregar à liderança do Encontro. Obs.: lembra-se que a maioria é novo decididos, e alguns ainda não estão libertos de muitas coisas.

i) Não é permitido o uso de telefone celular: exceto em caso de extrema necessidade previamente autorizado pela direção do Encontro. Sua família sabe que você está no Encontro. Por isso, qualquer emergência será comunicada a equipe. Cada caso será julgado pela equipe. Se Deus não pode cuidar dos seus negócios e de sua família nesses três dias, você também não pode. Então, descanse concentre-se aqui.

j) Se alguém trouxe qualquer serviço extra do seu trabalho, faculdade, etc. não está autorizado fazê-lo.

k) Após a ministrações desta noite deve ser feito o maior silêncio possível. Durante o Encontro, Deus estará falando com você, sua comunhão nesses dias será com Deus e não com o seu companheiro.

l) Os encontristas só estão liberados para conversar com os outros após a fogueira.

m) Deve-se escrever tudo que puder, o que não puder, tentar abreviar. Nunca se pode distrair o colega ao lado perguntando sobre o assunto ministrado.

n) Não pegar nada dos outro sem permissão: sabonete, toalha, creme dental, etc. Se sentir falta de algo, deve procurar o líder e não comunicar às pessoas do quarto. O que aconteceu será tratado.

o) Não se pode divulgar nada do Encontro a ninguém, nem as regras (que são rígidas). Nem palestras, etc. É importante que cada um tenha a sua própria experiência.

p) Sempre estimule as pessoas, com muita alegria, a fazer o Encontro.

q) Sempre se deve mencionar que tudo o que aqui acontecer não se pode divulgar em hipótese alguma, a não ser dizer que o “Encontro é tremendo”.

r) Não é permitido aos encontristas ministrarem uns aos outros, você está aqui para ter um encontro com Deus e receber dele.

 

5. O que acontece no Encontro?

a) Somos FERIDOS por Deus.

Será que isso é bíblico?

b) Somos confrontados por Deus.

c) Somos transformados por Deus.

d) Quebramos a maldição hereditária.

“A maldição repousa na 1ª, 2ª, 3ª e até a 4ª geração (Dt 11.26; Dt 30.19). A maldição se instala no tempo e no espaço, Efésios 5.15–16, mas se encerra na 4ª geração. Libertação fala de ficarmos livres de algo que nos prendeu. A maldição se infiltra por uma legalidade e abre portas para que demônios venham sobre a sua vida”.

O problema é a orientação para que você quebre a maldição da sua geração, depois da 3ª, da 2ª e da 1ª, “empoderando” o ser humano e esvaziando o poder da cruz.

No G12 a coisa é um pouco pior porque se faz regressão intrauterina para quebrar a maldição no ato da concepção.

Regressão intrauterina é metodologia da Psicanálise e não Bíblia e só deve ser ministrada por profissionais com formação e especialização psicanalítica para isso.

e) Experimentamos uma catarse psicótica quando a maldição é quebrada e quando somos batizados pelo Espírito Santo.

 

6. Análise hermenêutica de

Gênesis 32.22-32.

a) Gn 32.1-21 – Jacó estava com medo diante do iminente reencontro com Esaú.

b) Gn 32.26-28 – Jacó se torna um novo homem, experimentando libertação e profunda transformação de caráter.

 

6.1 O que não aconteceu em Peniel?

a) Quebra de maldição hereditária e muito menos quebra de maldição por regressão de gerações ou intrauterina.

b) Catarse psicótica ou experiência sinestésica de frenesi ou euforia.

c) Pré-encontro como preparação psicoemocional ou pós-encontro para afirmação do ideário maniqueísta.

d) Qualquer indício de que a partir de Peniel Jacó tivesse que ficar debaixo da “cobertura espiritual” de um discipulador.

e) A obrigatoriedade de Jacó participar de uma célula, debaixo de cobertura espiritual, como condição essencial para se tornar membros de uma igreja local.

 

6.2 O que de fato aconteceu em Peniel? – Gênesis 32.27-28.

a) Consciência de pecado.

b) Arrependimento sincero.

c) Confissão de pecado.

d) Perdão de pecados, libertação da escravidão do pecado, restauração de vida, cura interior, transformação de caráter e reposicionamento da personalidade, como podemos verificar na mudança de Jacó, traiçoeiro, usurpador, enganador, que “agarra o calcanhar”, para Israel, aquele que luta com Deus e com homens e prevalece; Israel, o “Príncipe” de Deus e para Deus.

 

7. Por que não fazemos ou participamos do encontro?

a) Porque NÃO precisamos ser feridos por Deus porque Jesus Cristo foi ferido por Deus em nosso lugar,

Isaías 53.1-12, Mateus 26.26,

Marcos 14.22, Lucas 22.19 e

1Coríntios 11.23-24.

b) Porque o ENCONTRO para a salvação deve ser com o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo e não com líderes de células, discipuladores ou encontristas, João 1.10-12, 1.40-42, 4.1-26, 9.35-38, 11.21-27, 14.5-11, Atos 2.36-38, 9.1-9, 1Timóteo 2.5-6 e Hebreus 9.15.

c) Porque o ENCONTRO para a quebra de TODA maldição em nossas vidas deve ser apenas e somente com o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, Deuteronômio 21.22-23,

Atos 13.26-31, Gálatas 3.13-14,

2Coríntios 5.16-21 e 1Pedro 2.24.

d) Porque uma experiência sinestésica de catarse psicoemocional NÃO É experiência de libertação, de quebra de maldição ou de cura interior,

1Reis 19.9-18, Jó 19.1 e 25-24, 38 a 41 e 42.1-6, João 21.15-19 e

2Coríntios 12.7-10.

e) Porque o batismo no Espírito Santo ACONTECE NO ATO DA CONVERSÃO e não em uma experiência catártica posterior, João 16.5-11,

Efésios 1.13-14,

1Tessalonicenses 1.4-5 e Tito 3.4-7.

O que acontece depois da conversão é a imersão, o enchimento, a plenitude, do Espírito Santo, não o Batismo em si, Lucas 24.45-49, João 20.21-23,

Atos 1.4-8 e 2.1-4, para citar apenas os textos que estão diretamente relacionados com o Senhor Jesus Cristo.

f) Porque a CONDIÇÃO BÍBLICA para se tornar membro de igreja local é arrependimento e fé, seguidos do batismo por imersão, que é a confissão pública de que abandonamos o pecado e aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, Mateus 28-18-20, Marcos 16.15-16 e

Atos 2.36-38 e Romanos 6.1-4.

g) Porque NÃO HÁ UMA BASE BÍBLICA SÓLIDA para realizemos o “encontro” ou para dele participemos. Se alguém quiser participar, deve fazê-lo sabendo que vai ser submetido a um processo de condicionamento psicológico, de “lavagem cerebral” mesmo.

Pois bem meu irmão e minha irmã, se você participar, saiba que você será “pilhado” até que tenhas um surto psicótico e catártico, que dizem ser o “Encontro” que quebra a maldição e que promove o “batismo” no Espírito Santo, com evidência incondicional no dom de “línguas estranhas”, porém, sem nenhuma base bíblica sólida que sustente tais heresias.

Bíblica, espiritual, doutrinária e teologicamente falando, não há nada de “tremendo” nesses encontros e nem há base bíblica que sustente a tese de que o encontro e a catarse psicótica sejam, como dizem, “isso é só o começo”, porque “o melhor de Deus está por vir”.

Deus não tem nada melhor do que o Senhor e Salvador Jesus Cristo para enviar ou vir.

Jesus é o melhor de Deus é já veio para nos salvar e para promover a nossa maturidade cristã.

Sobre o melhor de Deus e a maturidade cristã vale a pena ler

João 1.29-31 e 3.16, Gálatas 4.1-7, 1Timóteo 3.16, 1Pedro 1.18-21,

2Pedro 3.17-18 e 2.20,

Hebreus 9.11-15 e Apocalipse 5.12.

Espero ter esclarecido aos irmãos e irmãs as razões pelas quais não precisamos promover e nem participar desses encontros chamados de Peniel, Face a Face ou Tremendo promovidos pelo MDA, G12 ou M12.

Já tivemos o nosso Grande Encontro com o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.

 

Aleluia!

Amém.

 

Para obter o material COMPLETO (power point, vídeos, apostilas e outros arquivos) basta enviar uma solicitação para o seguinte e-mail: pibpenapolis@pibpenapolis.com.br